“Quem não tem um objetivo, quase nunca sente prazer em suas ações”.
G. Leopardi (1798-1837)
Poeta italiano, Zibaldoni, I, 356, 1.
You are fired. Fight back! Essa expressão em inglês, que numa tradução livre quer dizer algo como “você está desempregado. Volte a lutar!” é uma expressão extraída e tomada por empréstimo do linguajar corporativo norte-americano e que mais utilizo por ocasião de meu primeiro contato com profissionais em transição de carreira. Faço isso por acreditar que ela expressa de maneira singular a atitude a ser assumida por um profissional no momento em que ele toma conhecimento de sua demissão. Essa é a marca que construirá para si mesmo e a qual determinará se ele se tornará um vencedor no final da corrida ao conquistar um novo trabalho.
Ir à luta, como se diz popularmente, requer uma estratégia clara e bem definida para que o mercado de trabalho possa ser abordado da maneira correta e que possa, assim, render bons frutos. Uma das ações mais importantes – além de controlar as emoções e as finanças – é elaborar um plano de marketing pessoal realista, consistente e compatível com o seu objetivo de carreira e a realidade atual do universo corporativo. O desenho desse plano de marketing exigirá uma reflexão profunda sobre vários aspectos de sua vida. Coloque no papel os seguintes tópicos:
- Sua trajetória profissional e o grau de sucesso ou insucesso obtido.
- As competências mais importantes adquiridas nos últimos anos.
- As suas reais necessidades de treinamento e desenvolvimento.
- Os projetos mais importantes que empreendeu e os resultados obtidos.
- Os erros mais graves que cometeu ao longo da carreira e que contribuíram para o seu descarrilamento.
- As suas vulnerabilidades mais visíveis. Por exemplo: inabilidade política, rede de relacionamento pobre, arrogância ou excessiva timidez, obsolescência tecnológica e gerencial, comunicação precária – oral e escrita –, presença e postura executiva inadequada, reatividade, falta de inteligência moral, social e emocional etc.
- Os seus pontos mais valorosos e atrativos ao mercado como liderança, comunicação irrepreensível, visibilidade interna e externa, visão estratégica dos negócios, espírito empreendedor, experiência global, visão oceânica, desenvolvimento e treinamento de colaboradores etc.
- O seu projeto de vida mais importante e as suas opções de carreira.
- A sincronicidade entre carreira profissional, vida pessoal e familiar.
- As estratégias mercadológicas que utilizará durante sua transição de carreira, a fim de tornar sua procura por um novo trabalho um empreendimento bem-sucedido.
Tendo se debruçado sobre esses aspectos vitais para o sucesso de sua jornada, você estará preparado para redigir a peça publicitária mais importante de sua vida – o currículo. Esse documento, na verdade o seu cartão de visitas, deverá diferenciá-lo de todos os demais candidatos que como você procuram viabilizar uma nova oportunidade de trabalho no mercado.
Tenho visto ao longo dos anos como muitos profissionais têm conduzido essa transição ou travessia de maneira irresponsável e sem nenhuma reflexão mais aprofundada. Eles não querem pensar em profundidade sobre aspectos importantes de sua carreira. Eles preferem a lei do menor esforço – confiar e delegar a um consultor a condução de seu projeto de vida mais importante. A sua única preocupação é a conquista de novo emprego. Tudo o mais é sem importância.
Esse é um erro fatal e que poderá lhe custará um preço enorme: o fracasso profissional. Como escreveu o padre Baltasar Gracian “todos os tolos do mundo se perdem por não pensar: nunca enxergam nas coisas sequer a metade do que nelas existe, e como não percebem o que lhes pode ser prejudicial ou conveniente, aplicam mal os seus esforços. Fazem alguns muito caso daquilo que pouco importa, e pouco caso daquilo que importa muito, raciocinando sempre às avessas. […] O sábio analisa tudo, mas cava com especial afinco onde houver profundidade e resguardo, e pensa às vezes que deve haver mais do que está imaginando; de sorte que a reflexão acaba chegando até onde a percepção não chegará.” (Oráculo Manual, 036).
Uma transição de carreira de sucesso envolve necessariamente nas seguintes etapas:
- Planejamento meticuloso e sério. Nada deve ser confiado à sorte, visto que ela também se cansa de nos carregar sobre os seus ombros. Reconheço ser extremamente complexo planejar o futuro nos dias atuais em virtude das mudanças rápidas e abruptas em todas as áreas do conhecimento humano. Entretanto, independentemente das transformações frenéticas que nos assustam o planejamento é fundamental e indispensável para o seu sucesso.
- Humildade para reconhecer e dizer que não é dono da verdade, que não sabe tudo, que precisa de ajuda, que acredita que precisa melhorar seu desempenho, seu nível cultural, sua conduta, seus relacionamentos e sua presença e postura no próximo trabalho. Caro leitor, a sua transição de carreira é algo sério e determinará que tipo de futuro profissional você terá. Portanto, dê o melhor de si mesmo nesse período e transforme-o no melhor de sua vida.
- Trabalho duro e persistente. É preciso algo entre 10 e 12 horas por dia de trabalho, cinco dias por semana.
- Disciplina férrea, sem a qual dificilmente você chegará ao seu destino final, apesar da generosidade do mercado nos dias atuais em virtude da escassez de profissionais qualificados.
- Criatividade – apresentar novidades em todos os processos seletivos que participar.
- Habilidade para lidar com decepções, raiva, frustrações e problemas ao longo dessa jornada no deserto.
- Exibir uma atitude proativa, positiva, enriquecedora e, acima de tudo, vencedora.
- Acreditar que o dia de hoje será melhor do que o dia de ontem e assim sucessivamente durante todos os dias de sua existência.
Recentemente, assessorei uma profissional vinda de uma grande multinacional norte-americana de bens de consumo. Ela era gerente de compras sênior e tinha boa parte das qualidades da lista que acabei de destacar. No segundo processo seletivo do qual participou, ouviu o diretor de recursos humanos dizer que o presidente estava encantado com sua conduta durante a entrevista e que desejava contratá-la imediatamente. Antes, no entanto, pediu para que ela conversasse com o vice-presidente global na Alemanha por telefone. O executivo também gostou muito dela e informou que enviaria uma proposta formal de trabalho, o que realmente acabou acontecendo.
Diante desse exemplo, vale repetir as palavras do intelectual e economista John Stuart Mills: “O homem movido pela fé vale noventa e nove vezes mais do que um homem movido apenas pelo interesse”.
É bem provável que o leitor já tenha se deparado com aqueles “experts” que dizem: “o currículo não pode ter mais do que uma página”, ou “o currículo com menos de três páginas o torna um profissional com experiência medíocre”. Outros dirão para você discorrer apenas sobre os últimos dez anos de trabalho. Enfim, o que não falta são opiniões confusas, contraditórias e que mais confundem do que ajudam o profissional. E sobre opinião, E. S. Butler, (1835-1902) escreveu: “O público compra opiniões do mesmo modo que compra a carne ou o leite, partindo do princípio de que custa menos fazer isso do que manter uma vaca. É verdade, mas é mais provável que o leite seja aguado”.
Os itens imprescindíveis a um currículo são os seguintes:
- Nome completo;
- Endereço residencial completo;
- Endereço eletrônico;
- Número de telefone para contato;
- Objetivo de carreira com a posição desejada;
- Sumário das qualificações profissionais: anos de experiência, papel funcional, pontos fortes, idiomas que domina etc;
- Histórico da experiência profissional: nomes completos e corretos dos ex-empregadores, datas de entrada e saída, título da posição ocupada, o cargo da pessoa a quem se reportava na antiga organização, principais responsabilidades e realizações, número de colaboradores que liderava, valor do orçamento anual que gerenciava;
- Formação acadêmica: nome da instituição, curso que fez, local e data de conclusão;
- Outros cursos: títulos dos cursos, nome das instituições, datas e locais;
- Principais hobbies, prêmios recebidos, atividades extracurriculares que desenvolve, trabalho voluntário.
A apresentação do currículo deve ser impecável e encher os olhos do entrevistador, despertando assim o interesse de conhecê-lo.
Caro leitor, o currículo é a sua peça publicitária mais importante por ocasião da procura de uma nova posição. Portanto, cuidado com cada detalhe – papel, digitação, layout, espaços, estética, margens e, especialmente, conteúdo. Se você der a impressão de ocultar informações, mentir sobre sua formação acadêmica ou histórico profissional – posição, remuneração, período de permanência nos empregos, resultados ou mesmo responsabilidades – apenas para abreviar a conquista de novo emprego, sua carreira poderá ficar arruinada para sempre. Seja honesto não apenas com os outros, mas principalmente com você.
Nos últimos anos vi muitos profissionais serem quase banidos do mercado pelo simples motivo de terem mentido em seu histórico profissional. Não caia nessa armadilha. Cedo ou tarde sua mentira será descoberta. Certa ocasião, Aristóteles, filósofo grego (384-322 a.C.), indagou sobre que vantagem tem os mentirosos? E ele respondeu: “A de não serem acreditados quando dizem a verdade.” (citado em Diógenes Laércio, Vidas dos filósofos, V, 17).
Agora que você sabe como estruturar e elaborar o seu currículo, faça uma revisão rigorosa e de qualidade. Faça os seguintes questionamentos:
- Os dados fornecidos em seu currículo contribuem para o fortalecimento de seus objetivos ou você inclui informações desnecessárias e que não acrescentam nenhum valor?
- As informações dadas na primeira página – chamada de sumário das qualificações – são sustentadas com evidências claras nas páginas subsequentes?
- Ao historiar sua experiência profissional, a partir da segunda página do currículo, você descreve seu papel funcional, background no segmento mercadológico, áreas de expertises, habilidades mais importantes, virtudes pessoais e exposição internacional?
- Os “bullets points” focalizam apenas os resultados conquistados?
- No item em que discorre sobre educação formal você mencionou outros cursos que fez?
- Você omitiu informações importantes como estado civil, número de filhos, sua data de nascimento? Se omitir essa última informação, o recrutador pode pensar que você quer esconder a sua idade.
- As informações registradas em seu currículo são capazes de despertar a atenção do recrutador em 30 segundos? Não seja um genérico!
Se o seu currículo passou no teste de qualidade, lembre-se de submetê-lo à análise de profissionais de sua confiança para que possam também opinar e dar sugestões. E tão logo eles tenham lido e opinado favoravelmente, trate de imprimi-lo em gráfica de qualidade ou máquina xérox de alta resolução. Exija qualidade na impressão.
Não se esqueça de que após o seu currículo cair nas mãos do responsável pela seleção e recrutamento, a sua sobrevivência será de apenas 30 segundos caso ele não agrade. Depois disso, ele vai direto para o cesto de lixo ou será implacavelmente esquecido.