Outplacement é uma prática gerencial de recursos humanos, desenvolvida e aplicada com sucesso em empresas privadas e públicas há mais de 30 anos. O termo outplacement surgiu nos EUA, nos anos 50, quando o exército desenvolvia programas para recolocar no mercado os soldados que voltavam dos campos de batalha da Coréia. O processo consiste no aconselhamento, apoio, orientação e estímulo ao profissional demitido, preparando-o técnica e psicologicamente para as oportunidades de mercado, bem como para o planejamento de sua carreira.
Objetivos
Capacitação dos envolvidos nas demissões para assumi-las responsável e decididamente; isto é, pressupõe-se que eles tenham avaliado todas as alternativas (pró e contra), de maneira inteligente e planejada antes de executá-las.
Aprimoramento de suas políticas de recursos humanos, muitas vezes consideradas incoerentes de ultrapassadas. Os profissionais demitidos não são deixados a sós e, muito menos, entregues à própria sorte.
Promoção interna e externa da imagem de uma organização que valoriza e ampara seus profissionais, provendo-os com um apoio global pós-demissão.
Para os profissionais demitidos
Orientação e adaptação à nova realidade, direcionando-os positivamente para novas opções em sua carreira.
Fornecer-lhes novos desafios, permitindo-lhes adquirir novos conhecimentos, ideias e abordagens para diferentes segmentos de mercado.
Para os profissionais remanescentes
Assegurar aos profissionais remanescentes que a empresa tem sensibilidade e está comprometida com o desenvolvimento de seus colaboradores. O Outplacement contribui para o fortalecimento do moral da equipe remanescente.
O Processo de Outplacement
Orientação
- Fase 1 – Planejamento e negociação com a empresa cliente sobre os serviços a serem prestados.
- Fase 2 – Aconselhamento sobre demissão e suas possíveis crises/reações.
- Fase 3 – Elaboração de uma Agenda de Trabalho.
- Fase 4 – Introdução ao planejamento de carreira.
Avaliação sobre carreira
- Fase 5 – Testes, exame psicotécnico, etc.
- Fase 6 – Avaliação pessoal, familiar, comportamental, financeira e profissional.
- Definição de objetivos e trabalhos futuros.
- Fase 7 – Definição de objetivos pessoais e profissionais.
- Fase 8 – Desenvolvimento de ‘Job Targets’ e elaboração do histórico curricular.
- Fase 9 – Seleção de áreas de interesse (carreira ou negócio próprio). Envio de Curriculum Vitae.
Prospecção no mercado de trabalho
- Fase 10 – Condução de entrevistas.
- Fase 11 – Decisão sobre a melhor oferta de trabalho.
- Fase 12 – Follow-up sobre a decisão.
- Fase 13 – Follow-up junto ao profissional recolocado.
Relatório de progresso para a empresa cliente