Vivemos dias de competição, onde a guerra pelo primeiro lugar é extrema. Não obstante, a maioria dos profissionais vive e trabalha como sonâmbulos, sem ambição. Para falar a verdade nua e crua, eles vivem no anonimato e preferem o pseudo-conforto das gaiolas de ouro ao combate intenso do mercado. Eles escolhem a escuridão da Caverna de Platão em vez da luz da aurora.
Durante minha carreira consultiva, desde 1974 até o presente, tenho defendido a prática de um princípio extraído do Sermão da Montanha que diz: “Assim brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras.”
O profissional que tenta viver e trabalhar no anonimato não avançará em sua carreira, independentemente de suas qualificações. Para avançar e crescer, é imperativo brilhar.
Mas o que fazer para brilhar na sua empresa e fora dela?
- Mantenha as suas mãos sempre limpas. Tudo o que é feito na escuridão, mais cedo ou mais tarde, será revelado. Na última semana, o mundo tomou conhecimento da escolha de um executivo para a Procuradoria Geral da República, que, antes de assumir sua posição, renunciou porque foi revelado que ele tinha as mãos sujas.
- Entregue mais do que é pedido de você. Este é um princípio do próprio Cristianismo: “Se alguém te pede para caminhar uma milha, caminhe duas.” Supere as expectativas; isso é o que diferencia os medíocres dos brilhantes.
- Destrua a sua descrição de cargo. Se você se limitar apenas ao que está escrito nela, não irá a lugar algum. A descrição de cargo foi criada em uma época em que trabalhadores sem escolaridade eram tratados como peças de uma máquina. Estude a vida do pai do gerenciamento científico e descobrirá como superar essas limitações.
- Esteja preparado para abolir o seu relógio. Trabalhar apenas das 8h às 17h não é suficiente para quem deseja brilhar. Reconheço a necessidade de equilíbrio, mas deixemos de lado a hipocrisia: ninguém triunfa focado apenas no horário. É preciso dedicação extra.
- Construa uma ampla rede de relacionamentos. Você não é uma ilha. Escolha relacionamentos que possam contribuir para o seu desenvolvimento. Lembre-se: “Quem tem padrinho não morre pagão.”
- Abra-se para o mundo por meio das redes sociais. Use as plataformas para dar uma contribuição positiva em meio a um oceano de medíocres e mediocridades. Faça sua luz brilhar também no ambiente digital.
- Saiba a hora de aparecer e brilhar. Ao brilhar, ilumine o caminho dos outros. Haja como o sol, que nasce para todos e não discrimina quem irá beneficiar.
- Tenha como modelo homens e mulheres que brilharam para o benefício da sociedade. Inspire-se em pessoas que usaram sua luz para transformar vidas. Evite o narcisismo, o egocentrismo e a soberba; o brilho verdadeiro é altruísta.
- Pratique a humildade. O brilho duradouro nunca é arrogante; ele é acolhedor e inspirador. Reconheça suas limitações e valorize as contribuições dos outros. Um profissional humilde constrói uma luz que não se apaga com o tempo.
- Seja resiliente. Os momentos difíceis são inevitáveis, mas é neles que a verdadeira luz brilha com mais intensidade. Encare os desafios como oportunidades de aprendizado e crescimento. A resiliência fortalece o caráter e aprimora a sabedoria.
- Inove continuamente. Não se acomode com o que já sabe. Busque novos conhecimentos, desenvolva habilidades e esteja disposto a sair da zona de conforto. A inovação transforma você e o ambiente ao seu redor.
- Impacte vidas além do ambiente de trabalho. O brilho mais significativo é aquele que vai além da esfera profissional e atinge a sociedade. Envolva-se em ações sociais, compartilhe seu conhecimento e seja um agente de mudança positiva.
Brilhar é um ato de coragem, responsabilidade e propósito. Não se limita à busca por reconhecimento, mas à capacidade de se tornar uma referência, um guia e uma fonte de inspiração para aqueles ao seu redor. Assim como uma cidade edificada sobre um monte jamais pode ser ocultada, o seu brilho deve irradiar de forma autêntica, impactante e transformadora, tocando vidas e deixando um legado.
Por isso, viva com propósito e aja com integridade. Permita que sua luz brilhe, refletindo o melhor de quem você é e influenciando positivamente o mundo ao seu redor. O mundo precisa de pessoas que iluminem o caminho com coragem, verdade e amor. Seja essa luz que transforma, inspira e faz a diferença.
Redigido e Postado por Gutemberg B de Macedo, Presidente da Gutemberg Consultores